Quais atividades são adequadas para crianças com autismo?
Quais atividades são adequadas para crianças com autismo? Veja algumas dicas:
1. Vamos cantar
As crianças em geral tem muita afinidade com músicas, canções e poemas, seja por conta do ritmo ou da repetição dos versos. Usando muita criatividade e imaginação, selecione as músicas ou poemas que a criança goste mais e crie novas músicas a partir delas para ensina-las ou auxilia-las a se vestir, comer, escovar os dentes, tomar banho, etc.
2. Dado de brincadeiras
O dado de brincadeiras funciona como uma ótima atividade para crianças com autismo, especialmente para as mais novinhas que estão aprendendo a falar e a entender instruções. Como um dos objetivos é concluir uma ação do dado, a criança põe em prática suas habilidades de coordenação motora e orientações de espaço.
3. O sapo comedor de bolhas
Para esta atividade você precisará de um fantoche de sapo e bolhas de sabão. A atividade consiste em fazer bolhas de sabão e com entusiasmo e animação fazer o sapo “comer” as bolhas. Dessa forma estimula-se a comunicação verbal quando a criança tem que dizer “bolha” para o sapo comer e o contato visual. O período de atenção é de 5 minutos ou mais.
4. Praticando o Vocabulário com Bexigas
Para fazer a brincadeira, desenhe uma letra em cada bexiga – prefira as coloridas para chamar a atenção visualmente. Você pode colocar música e pedir para a criança espalhar as bexigas. Quando a música parar, ela deverá escolher uma e pensar em palavras que começam com a letra da bexiga. Se a criança apresentar dificuldades, ofereça pistas. Aproveite as bexigas para desenvolver outras atividades de alfabetização para autismo com brincadeiras. Por exemplo, você pode dizer uma palavra e a criança deverá buscar uma bexiga com a letra inicial correspondente.
Ou ainda, a criança pode dar toquinhos na bexiga, mas ao invés de contar ela deverá dizer o alfabeto. Se a bexiga encostar no chão, a criança deverá pensar em uma palavra que se inicie com a letra que ela acabou de dizer. Com criatividade é possível se divertir e ainda treinar o vocabulário.
5. Programa de Entrevistas
Brincadeiras que estimulam a fala e a desinibição, como apresentar um programa de televisão ou de rádio, são boas opções de atividades para crianças com autismo. O faz de conta é perfeito para os pequenos exercitarem a imaginação e a capacidade narrativa, em um ambiente em que se sintam à vontade para criar. Então, que tal pedir para o seu pequeno escolher um personagem favorito de um livro ou filme para que ele seja o entrevistado do dia? Se quiser usar fantasias para se caracterizar como o personagem a brincadeira vai ficar ainda mais divertida. Depois é só usar a câmera do celular para gravar o programa. Legal não é mesmo?