O tratamento pela fonoaudiologia busca cuidar de distúrbios relacionados à disfagia, que é a dificuldade de deglutir alimentos, o problema pode causar uma pneumonia aspirativa, quando um alimento cai no pulmão, podendo levar a pessoa a óbito. Podem estar relacionados aos problemas de deglutição alterações neurológicas, mesmo que em estado inicial. São exemplos: AVC - Acidente Vascular Cerebral, traumatismo craniano, e paralisia cerebral. A fonoaudiologia irá tratar de possíveis sequelas causadas pelas doenças neurológicas, a disfagia pode afetar crianças e adultos, mas principalmente os idosos.
O profissional de fonoaudiologia irá diagnosticar e tratar individualmente cada paciente para possibilitar a recuperação de sua capacidade de deglutir, de suas capacidades funcionais e retorno às suas atividades normais. Além de ser importante por evitar uma possível desidratação e/ou desnutrição e a consequente perda de peso.
O tratamento pela fonoaudiologia busca retomar a alimentação de forma segura, proporcionando um pouco de prazer ao paciente. Além de realizar orientações de como se alimentar corretamente para evitar a disfagia.
São sintomas de disfagia:
Engasgos ao se alimentar;
Dificuldade de engolir;
Tosse ao deglutir;
Sensação de alimento parado na garganta.
Fonte: centraldafonoaudiologia.com.br