Audiometria

O que é?

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. Geralmente esse exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.).

O grau da perda auditiva pode ser verificado em cada ouvido isoladamente e pode se dever a perdas provenientes do ouvido externo, ouvido médio ou ouvido interno, bem como do nervo e das vias auditivas sensoriais ou serem perdas mistas.


Quais são os tipos de audiometria existentes?

Há, basicamente, dois tipos de audiometria:

Audiometria tonal: avalia as respostas do paciente a tons puros, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do examinando aos estímulos auditivos fornecidos pelo examinador. Pode ser feito por via aérea comum ou por via óssea.

Audiometria vocal: avalia a capacidade de compreensão da voz humana. O examinando demostrará sua percepção e compreensão da voz humana emitida pelo examinador.

Audiometria infantil – no caso das crianças, a audiometria é realizada com algumas adaptações. Na cabine, o bebê ou a criança ficam sentados no colo de um responsável, com fones de ouvido ou em campo livre. Com o uso de técnicas lúdicas, o especialista vai conduzindo a testagem. Saiba mais sobre a audiometria para crianças.

Audiometria ocupacional – este exame avalia a audição de trabalhadores – principalmente os que ficam ao ruído no trabalho -  para detectar alterações auditivas e evitar o agravamento de perdas auditivas, que possam causar problemas para o trabalhador e para a empresa.


Como é feito o exame?

O exame não requer preparo prévio nem suspensão da medicação em uso. Ele é simples, inócuo e indolor e geralmente é feito por um fonoaudiólogo que é o profissionail mais habilitados a realizá-lo e avaliar seu resultado.

O exame de audiometria realiza-se dentro de uma cabine isolada de outros ruídos que possam interferir no exame. A pessoa usa uns auscultadores especiais e deve indicar ao fonoaudiólogo, levantando uma mão, por exemplo, quando ouve sons, que podem ser emitidos em diferentes frequências e alternadamente para cada um dos ouvidos.

Este exame não causa qualquer tipo de dor e tem a duração de aproximadamente meia hora.


Para que serve a audiometria?

O resultado da audiometria geralmente é expresso num audiograma, um gráfico que informa sobre as respostas do examinando aos diversos sons emitidos. Em muitos casos de perda auditiva o exame ajuda a determinar a conveniência de usar ou não um aparelho auditivo e o tipo mais adequado dele. Em outros casos, ajuda a estabelecer o diagnóstico e o prognóstico, já que são inúmeras as causas possíveis, bem como pode sugerir medidas preventivas que evitem o agravamento das situações anômalas. Uma das grandes utilidades da audiometria é detectar deficiências auditivas em crianças pré-escolares ou escolares, muitas vezes inapercebidas, mas que são uma das causas de baixo rendimento escolar.